top of page

Ambientalismo Interseccional

A vulnerabilidade das minorias na crise do clima e a importância da justiça climática.


Quando eu era criança ficava bastante apreensiva em participar dos projetos escolares sobre desenvolvimento sustentável, na semana do meio ambiente. E esse receio vinha de ter que ouvir sobre a “Carta de 2050”, ver os vídeos das calotas polares derretendo ao som da música Diva no da banda Era, o mundo seco sem água, que me fazia chorar e questionar “por que estamos fazendo isso com o nosso lar?”. E mesmo tendo crescido ouvindo falar bastante sobre a RIO-92 e o protocolo de Quioto, mesmo que preocupada, ia me distanciando dessas atividades, pois sempre via o mesmo se repetindo todo ano, com vídeos apocalípticos e pouco debate profundo sobre o que poderíamos fazer.

Foi só no início da minha juventude e depois que entrei na universidade que comecei a ter aprofundamento com o tema do aquecimento global. Mas, só anos depois, entendi o motivo desse afastamento da pauta: falta da interseccionalidade quando falamos das questões climáticas. A falta de me reconhecer e reconhecer a minha região nesse transtorno, de entender que nós seres humanos somos o clima. Que a forma como vivemos, produzimos e consumimos trouxe a crise climática, e a maneira como o sistema opera afasta as pessoas da discussão e solução.

Ao longo das últimas décadas vimos a terra ficar cada vez mais quente e hoje, não restam dúvidas de que a ação humana não só aumentou a elevação dessas temperaturas, como agravou a situação. Segundo estudos, os 10% das pessoas mais ricas do mundo são responsáveis por metade das emissões de gás carbônico (CO2), enquanto a metade mais pobre da população mundial é responsável apenas por 10% das emissões de CO2. Talvez não seja do conhecimento de todos, mas é fato que os países que menos contribuem para o aquecimento do planeta são os mais afetados e pagam a conta por um estilo de vida que nunca desfrutaram e provavelmente não irão usufruir.

Ainda que os impactos das mudanças climáticas afetem a todos, é evidente que grupos sociais distintos são atingidos de diferentes maneiras e de formas diferenciadas, sendo particularizadas a intensidade e a capacidade desses grupos lidarem com essas sequelas. De acordo com as pesquisadoras Kuhnen e Rosendo “a crise ambiental e climática, resulta do reforço mútuo entre as formas de preconceito mais conhecidas e abordadas nas teorias críticas, como racismo, sexismo, classismo, imperialismo e colonialismo". Essas problemáticas estão presentes na pauta da justiça climática e no debate sobre justiça ambiental, atentando para fatores como acesso a renda e serviços básicos de saúde, educação e infraestrutura. Essa grande parcela da população já sente e experimentará ainda mais os impactos como secas prolongadas, enchentes frequentes, incêndios florestais, desertificação, elevação do nível do mar, perda de safra, insegurança alimentar e efeitos na saúde humana.

Um exemplo dessa injustiça climática ocorre com Bangladesh, um país com uma das menores pegadas de carbono no mundo, apesar disso é um grande afetado pelas mudanças do clima, e sofre com condições climáticas extremas por causa das chuvas pesadas de monções intensificadas a cada ano, que traz destruição e deixa a população suscetível a doenças. No Brasil não é diferente, quem mais paga a conta do aquecimento do planeta encontra-se no recorte de raça que é composto por indígenas, quilombolas, pela população periférica e no recorte de gênero com as mulheres mais expostas.

Aqui, o desequilíbrio ambiental nos últimos tempos, vai das cheias severas na região Norte, da desertificação acelerada do Nordeste, até as secas intensas principalmente no Sudeste e no Centro-Oeste. Uma pesquisa revelou uma nova consequência dessa crise, que é a ansiedade climática, onde nós, jovens brasileiros, preocupados com o futuro, mais precisamente 48% dos entrevistados da pesquisa, estamos repensando a nossa decisão de termos filhos por causa do temeroso futuro. Deixando o entendimento do sentimento de que os governantes estão falhando conosco com tantas promessas vazias.

Mais um impacto que vem aumentando são os refugiados do clima. Segundo a ONU, 80% das pessoas deslocadas pela mudança climática são mulheres, e o gênero ainda apresenta maior probabilidade de serem mais afetadas que os homens. Outro fator da desigualdade relatado entre homens e mulheres no que refere-se às questões climáticas é a maior probabilidade das mulheres viverem na pobreza, apresentando menor poder socioeconômico, onde a recuperação de desastres que afetam seus empregos, habitação e infraestrutura é dificultada. Ainda de acordo com a ONU, as mulheres das áreas rurais trabalham mais duro para alimentar suas famílias com as estações secas se tornando mais extensas.

Ao observarmos esses dados, é nítida a importância da interseccionalidade ambiental, que tem a visão de proteger a natureza e as pessoas, batalhando pelo meio ambiente, em favor dos direitos sociais e questões de gênero de forma interligada. A falta da representatividade da população afetada nos locais de tomada de decisão é ato do próprio sistema que mantém as mesmas discussões ultrapassadas, visando somente o lado econômico. Por vezes, usam da falta de informação da sociedade ou impedem que a própria participe das negociações de decisões que afetam em primeiro lugar os mais desfavorecidos. Como relata Lammy, deputado do Partido Trabalhista britânico, e Bapna, presidente e CEO interino do World Resources Institute, "nas tentativas de responder à crise, essas comunidades raramente conseguem um assento na mesa de tomada de decisão. Para que tanto a ação climática quanto o movimento por justiça racial sejam bem-sucedidos, essas questões precisam ser consideradas indissociáveis”. Essas questões devem estar unidas no planejamento e não deixar apenas em conceitos vazios que continuem perpetuando desigualdades nos territórios.” Discutir uma economia mais verde é importante, todavia não deveria estar acima das questões de saúde, segurança e felicidade das pessoas.

Não podemos falar de sustentabilidade e questões climáticas sem olhar para esses territórios e as condições que as pessoas se encontram. Precisamos de dignidade e de desfrutarmos dos nossos direitos básicos, gerando força para lutar contra esse sistema de produção que destrói os recursos naturais e a chance de uma vida equilibrada no planeta.

É importante educar e sensibilizar a sociedade a agir, pois vai refletir nas mudanças do mercado e no cenário político, porém, é necessária a busca pela solução das mazelas deixadas por anos de colonização, patriarcado e escravidão. É imprescindível dar voz a quem enfrenta na linha de frente os efeitos das mudanças climáticas, empoderar e deixar ecoar a vivência e sabedoria do mundo real para os momentos decisivos de negociações e implementações.

Atualmente estamos enfrentando várias crises ao mesmo tempo, que é o caso da crise sanitária com a pandemia da covid-19, a crise econômica no Brasil, por incompetência de governantes, e a crise climática. São crises entrelaçadas que precisam da interseccionalidade, pois não há justiça climática sem justiça racial, social e equidade de gênero. É preciso cada vez mais investir e conceder autonomia para os afetados por essa injustiça.

Cada um tem a sua “virada da chave” para atuar com questões climáticas muito específicas, que vêm de experiências ou por necessidade. A minha veio do acesso à informação, educação e empoderamento que recebi ao longo dos anos, onde me transformei para agir como voluntária, ativista e articuladora de organizações em prol de um ambientalismo interseccional com a justiça para tudo e todos. Sentir que somos parte da solução nos traz de volta os sonhos, a vontade de lutar e de acreditar em um presente e futuro mais justo e equilibrado.

Sobre a autora: Daniela Silva Cruz

É bacharel em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), ativista socioambiental, articuladora nacional do Engajamundo, voluntária do Global Youth Biodiversity Network - GYBN Brasil e integrante do Programa de Ativismo Climático - MUVUCA / NOSSAS. Como voluntária, vem atuando em organizações com pautas socioambientais, de justiça climática e sustentabilidade. Aprender sobre ambientalismo e sua interseccionalidade sempre foi de interesse e instiga a querer ser parte da solução contra a crise climática. Instagram | LinkedIn

Daniela Silva Cruz participou da 6ª edição do Curso YCL no segundo semestre de 2021 como bolsista. As referências e opiniões expressas no artigo são de responsabilidade da autora.

HOW YCL can help your career?

Interested in boosting your career in climate change? YCL is here for you to help you with that!  

WhatsApp Image 2019-06-01 at 21.14.31.jpeg

join the ycl course!

With 98% approval, the YCL Course is a 2-month training course for those looking to have a general notion of the climate career, conducted in portuguese.

AEnB2UpDjeFHmTuM3SCZofJU6FadLg0BUyi6Y7smI9taEG4jipc8zohj4feJKChZl1lAT8PvXDZs-dw1NZ6prI__j4

join the ycl network!

Portuguese speakers: subscribe to our network to gain access to our platform and join our network, an ecosystem of networking,  vacancies, and exclusive benefits.

Desenvolvedores do sexo feminino

be mentored by a ycl climate expert!

Tailor made sessions for young professionals to meet a climate expert, to seek advice, new perspectives, and to develop a career plan.

bottom of page