top of page

Diário de bordo Aula #1 | YCL Curso Brasil 2020 - Introdução do curso & Autoconhecimento



Sábado, 18 de abril de 2020:

Boas-vindas ao YCL & Estudando Clima na Prática


Sobre a aula - Parte Boas-vindas: Começamos a aula apresentando um panorama dos participantes do Curso Brasil. Esta turma está ainda mais especial. Segue abaixo alguns fatos interessantes sobre esta turma:


  • Total de 94 participantes de 13 estados no país

  • Temos três pessoas que estão morando fora do país

  • O participante mais jovem tem 15 anos, e o participante mais velho tem 57 anos

  • A maioria tem em média 26 anos

  • Maioria são das áreas de Humanas e Direito, seguido de exatas e biológicas

  • Maioria são mulheres


Em seguida, apresentamos o YCL e as informações gerais de como o curso funcionará. Também discutimos a diferença entre Jornada de Aprendizado e um curso. O Curso YCL Brasil, ainda que chamado de curso, nós consideramos uma jornada de aprendizado, percursos educativos vivenciais e interativos, geralmente ancorados na ideia de saltar de um “mundo conhecido” para um “mundo desconhecido”, dedicado a novas descobertas e reflexões. Por fim, Cássia Moraes terminou falando um pouco mais sobre sua jornada e sua visão sobre liderança na área de mudanças climáticas.


Sobre a aula - Estudando Clima na Prática: seguido de uma pausa, André de Castro dos Santos falou sobre seu trabalho no conselho acadêmico do YCL e apresentou um panorama dos temas que serão desenvolvidos nas próximas aulas. São eles:


  • Ciência climática

  • Acordos internacionais | Direito & Clima

  • Cidades e Clima

  • Política e Clima

  • ODS e Clima

  • Economia e Clima


Terminamos a aula com uma rodadas de perguntas, que saímos um lindo conjunto de pensamentos para pensarmos juntos ao longo das próximas aulas (e possivelmente para a vida) para atuar no século XXI:


  • Desenvolvimento sustentável: antes de refletir sobre o que é sustentável, o que é desenvolvimento no século XXI?

  • Soberania em cheque: como países farão para responder efetivamente aos desafios globais, frente às dificuldades de acordo nos últimos acordos

  • Ética e moral: como assegurar na prática que ninguém será deixado para trás, diante de um mundo onde a desigualdades sociais aumentam.

  • Mudanças de comportamento: como vamos acelerar as mudanças de comportamento e a nossa economia, em um mundo que possui recursos limitados

  • Empatia: como vamos apoiar as partes da sociedade que mais serão afetadas pela crise climática

Sobre o Palestrante: André de Castro dos Santos é membro do Conselho Consultivo Acadêmico do YCL. Doutorando no programa de Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Lisboa e em direito ambiental pela USP. Mestre em direito ambiental pela USP. Bacharel em direito e em geografia pela USP. Foi coordenador do grupo de pesquisa Oficina de Direito Ambiental, na Faculdade de Direito da USP, entre 2015 e 2020. Foi pesquisador do Centro de Direitos Humanos e Empresas da FGV, entre 2013 e 2018. Atualmente dedica-se exclusivamente à pesquisa e à docência.



Domingo, 19 de abril de 2020:

O Autoconhecimento como Caminho para o Propósito


Sobre a aula: neste módulo, Fábio apresentou uma série de ferramentas de autoconhecimento:


  • Âncoras de Carreira: criado na década de 1970 por Edgar Schein, PhD em psicologia social pela Universidade de Harvard, criado a partir de uma extensa pesquisa com estudantes e profissionais. Trata-se de uma pesquisa longitudinal (feita com vários recortes dos mesmos indivíduos em diferentes momentos) de ampla escala.

  • Eneagrama: modelo criado há milhares de anos que descreve as diferenças individuais tendo por base nove tipos de pessoas. Atualmente o eneagrama é já tido como uma matéria de relevante interesse na formação dos jovens, fazendo parte de planos curriculares de algumas universidades como Universidade da Califórnia, Berkeley, Harvard, Howard, Georgetown, Stanford, Columbia Business School nos Estados Unidos, Estácio de Sá no Brasil, entre outras.


  • Numerologia: A Numerologia é uma ferramenta de autoconhecimento que permite identificar os números que representam a essência da pessoa e o que eles simbolizam em termos de comportamento, desafios, aprendizado, etc. Método questionador, que transcende personalidades.


Lições finais desta aula: existem diversas linguagens de conhecimento, e por mais importante que seja a ciência, ela não dá conta da realidade quando precisamos explorar e investigar o nosso eu, e nos ajudar a identificar nosso propósito.


Com a compreensão profunda de quem você é possível descobrir suas qualidades, capacidades, bem como os seus pontos que devem ser melhorados. Além disso, é possível saber lidar com isso tudo e encontrar as oportunidades para desenvolver constantemente. O exercício regular desse conceito ainda permite que você compreenda melhor as pessoas ao seu redor. Há muitas ferramentas, é importante investigar e estudar ferramentas que te ajudem a se entender melhor.




Sobre o Palestrante: Fábio Moraes é educador corporativo e acadêmico, executivo do setor educacional. Criou o Instituto FEBRABAN de Educação – INFI. Doutor em Administração pela FEA-USP. Fundador da Eu Integral, um espaço de escuta que ajuda na condução do entendimento de suas necessidades e potencialidades para a construção de um caminho a partir do que você tem de melhor.

Sábado, 25 de abril de 2020:

Introdução à Teoria U, com Érica Liberato


Sobre a teoria U: a teoria U é uma ferramenta de questionamento coletivo, com objetivo de se aprofundar e ver as necessidades para permitir que o futuro emerja. A metodologia desenvolvida por Otto Scharmer, fazem parte de uma jornada com começo, meio e fim, descritas abaixo:

Etapas da jornada Teoria U (Fonte: Teoria U: Como Liderar Pela Percepção e Realização do Futuro Emergente)a U,

Lições finais desta aula: Esta foi uma aula profunda, e possivelmente as anotações fiquem confusas, uma vez que elas precisam de contexto para serem absorvidas. Mas em uma tentativa de resumir esta manhã que contou com meditação, dinâmicas, rodas de conversa e apoio, segue abaixo algumas das lições de hoje, apresentada em tópicos, para fechar nossa etapa do curso para autoconhecimento, que será desenvolvida de forma prática ao longo das aulas. Muito obrigado à Érica, nossa facilitadora!


  • Estamos em um momento propício para questionamento coletivo.

  • Ainda que pareça contraditório, para enxergar o futuro, é preciso primeiramente parar para observar o seu redor. Silêncio, e um espírito investigador.

  • O processo de observação, entre muitas outras coisas, demanda ouvir e se conectar profundamente as pessoas, e se conectar com todos os agentes participantes desta mudança.

  • O processo para se conectar com as outras pessoas pode ser facilitado através de novas formas e ferramentas para se comunicar melhor (ex. CNV).

  • Se conhecer é parte importante do processo, para saber o que "deixar para trás" para que o novo emerja

  • “O Sucesso de uma intervenção, depende da qualidade interior do interventor” (Bill O’Brien).

  • "Fique conectado com o futuro que necessita de você para se tornar realidade (Martin Buber)


Sobre o Palestrante: Érica Liberato é especialista em Gestão de Sustentabilidade e Responsabilidade Corporativa pela Universidade de Campinas (UNICAMP). Atualmente matriculado no programa de Mestrado em Cooperação para o Desenvolvimento da Universidade de Granada, Espanha. Érica tem experiência relevante como consultora na área de gestão e estratégia, com foco em sustentabilidade. Atualmente, Erica é uma empreendedora social da "Base Colaborativa Campinas". Além disso, ela é voluntária como mentora de mães e estudantes empreendedores em situações vulneráveis.

HOW YCL can help your career?

Interested in boosting your career in climate change? YCL is here for you to help you with that!  

WhatsApp Image 2019-06-01 at 21.14.31.jpeg

join the ycl course!

With 98% approval, the YCL Course is a 2-month training course for those looking to have a general notion of the climate career, conducted in portuguese.

AEnB2UpDjeFHmTuM3SCZofJU6FadLg0BUyi6Y7smI9taEG4jipc8zohj4feJKChZl1lAT8PvXDZs-dw1NZ6prI__j4

join the ycl network!

Portuguese speakers: subscribe to our network to gain access to our platform and join our network, an ecosystem of networking,  vacancies, and exclusive benefits.

Desenvolvedores do sexo feminino

be mentored by a ycl climate expert!

Tailor made sessions for young professionals to meet a climate expert, to seek advice, new perspectives, and to develop a career plan.

bottom of page