Diário de Bordo Aula #1 | Curso YCL 2020.2: Introdução do curso& Autoconhecimento

Updated: Oct 26



Sábado, 26 de setembro de 2020:

Aula de Abertura (Parte 1): Introdução do Curso e do YCL

Aula inaugural do curso YCL deste semestre iniciou com uma dinâmica de prática de visualização proposta por Mari Mangieri, professora de Ioga e uma das alunas desta edição do curso.


Após breve apresentação do time YCL, Juliana Russar exibiu um infográfico com o perfil dos participantes desta edição. Destaca-se os fatos de que 71% dos alunos são mulheres e do oferecimento de 34 bolsas nesta edição. Além disso, a maioria dos alunos é da área das humanidades, seguido das áreas de exatas e biológicas. Trata-se de uma turma extremamente diversa, quantos aos campos de conhecimento!


Na sequência, Cassia Moraes, uma das fundadoras do YCL, contou a trajetória da iniciativa até mais esta edição do curso. Cassia falou sobre os três pilares utilizados para acelerar carreiras no clima: (i) jornadas de aprendizagem sobre mudanças climáticas na teoria e na prática, para promover o engajamento em projetos concretos ao lado de jovens líderes; (ii) Rede Global YCL, formada por pelos fellows, facilitadores dos cursos, organizações parceiras e mentores que oferecem diferentes formas de orientação de carreira e de gestão de projetos; (iii) oportunidades concretas, a partir do acesso a eventos exclusivos, participação de delegações globais e da divulgação e orientação para oportunidades profissionais na área de mudanças climáticas.


Cassia destacou ainda o Dia do Profissional do Clima (DPC), evento global organizado anualmente pelo YCL, que ocorrerá no dia 24/11, para celebrar todas as pessoas que trabalham diariamente no combate à crise climática, divulgando suas iniciativas e inspirando mais jovens a se dedicarem à promoção de um mundo mais justo e sustentável. No DPC haverá a transmissão on-line de uma programação de 24 horas de duração sobre carreiras climáticas.


Após a fala da Cassia, Clarissa Canova falou sobre os hubs, iniciativa que pretende espalhar o YCL por várias cidades em todo o mundo, ao aproximar-se de parceiros e promover a mobilização para projetos inovadores para o clima


Quanto à estrutura do curso, Juliana apresentou todos os temas que serão abordados ao longo das próximas 7 semanas e as ferramentas que estão disponíveis aos alunos.


Estamos empolgados! Será uma grande jornada de troca, aprendizado e crescimento!


Domingo, 27 de setembro de 2020:

O Autoconhecimento como caminho para o propósito - Abordagem sobre o conceito de essência, personalidade, propósito e fundamentos de instrumentos de autoconhecimento


Fabio Moraes apresentou o tema “O autoconhecimento como caminho para o propósito”. No início de sua fala, apresentou os 4 caminhos para o conhecimento: a ciência, as artes, a filosofia e as tradições espirituais. Na sequência propôs uma dinâmica em que os alunos responderam “quais das seguintes frases mexe mais com você?”: a) gostaria de saber se tenho uma origem anterior ao meu nascimento e quem eu fui; b) sinto que vim ao mundo com um propósito e quero muito descobri-lo; c) quero muito saber o que existe no Universo além da nossa existência atual neste planeta; e d) nenhuma das frases mexes comigo, esses assuntos não me interessam. 60% dos alunos responderam ter maior curiosidade sobre o propósito de vida. O resultado demonstrou que, de fato, a descoberta do propósito é o tema de maior interesse, no que se refere ao autoconhecimento.


Continuando sua exposição, Fábio apresentou a diferença entre a Essência e a Personalidade de um indivíduo. A essência é aquilo que é infinito e anterior ao nascimento, que não depende de valores subjetivos e que está relacionada a uma energia essencial, o Amor Universal; ou seja, é algo que nos acompanha em todas as vidas, nas passadas, na atual e nas futuras. Já a personalidade é um instrumento para vivermos cada uma das experiências na Terra, um veículo restrito para vivermos a realidade e que pode desenvolver fortalezas e fraquezas; ou seja, a personalidade refere-se a tudo aquilo que é passageiro e que fica restrito a uma passagem de vida no planeta.


O professor explicou que o exercício do autoconhecimento, nos leva a compreender de que forma se combinam nossa essência e nossa personalidade, levando-nos a reconhecer o nosso propósito. Dessa forma, podemos atuar com efetividade na vida, aproveitando bem as experiências e com aprendizagem ampla para todos os envolvidos.


Na parte seguinte da aula, Fábio propôs exercícios de autoconhecimento aos alunos, com base em quatro instrumentos: as âncoras de carreira, o eneagrama, a numerologia e o caminho quádruplo. Por fim, demonstrou como o resultado destes exercícios podem auxiliar os alunos a mais bem desenvolver competências valorizadas atualmente no mercado, como inteligência contextual, criação de repertórios, mindset digital, inovação colaborativa, inclusão e diversidade, entre outras.


Sobre o palestrante:

Fabio Moraes é educador corporativo e acadêmico, executivo do setor educacional. Criou o Instituto FEBRABAN de Educação – INFI que já capacitou milhares de lideranças do setor financeiro brasileiro. Doutor em Administração pela FEA-USP, pesquisador sobre novos sistemas educacionais, especialista em transdisciplinariedade, como modelo educacional e na construção de conteúdos educacionais que promovam o equilíbrio socioambiental e a busca pelo transcendente no aprendizado.



WANT TO BE A PART OF THE YCL NETWORK?

Interested in joining this dynamic global ecosystem? YCL is interested in hearing from you!  

  • By applying for one of our learning journeys

  • And help the YCL Network expand its reach

  • The day of the climate professional

  • And meet our YCL members and partners

Support youth leadership

in climate action

We are a global youth leadership network catalyzing climate professionals

  • YouTube
  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn

LET'S CHAT!

If you have any question, please drop us a message.