Diário de Bordo Aula #3 | Curso YCL 2020.2: Teoria U


Sábado, 3 de Outubro de 2020

Érica iniciou sua fala perguntando aos alunos o que eles sabiam a respeito da Teoria U. Após comentários dos alunos enviados por chat, a palestrante abordou a diferença entre o pensamento analítico e sistêmico; o primeiro, relacionado ao reducionismo e a análise de partes que compõem um mecanismo, enquanto o segundo é expansionista, a partir da compreensão de um todo sistêmico. Partindo desta conceituação, explicou que a Teoria U é um braço de pensamento sistêmico, enquanto ferramenta de questionamento coletivo e método de transformação: sabemos que o passado está obsoleto, contudo, como podemos construir a mudança que queremos, mas que ainda não existe?

Segundo ela, a Teoria U busca um modelo de gerenciamento voltado para mudanças e para o futuro, buscando liderança diante do processo de inovação, por meio do conhecimento social. A necessidade de mudança decorre da compreensão de três grandes quebras que têm atingido os indivíduos: “do Eu com a natureza”, “do Eu com o outro”, “do Eu com o Eu mesmo”.

Érica destacou que liderança defendida pelo idealizador da Teoria U reconhece a coletividade em vez da gestão individualizada. Para isso, é fundamental que se promova o diálogo e a pesquisa e ação colaborativas. A Teoria propõe, então, um processo, denominado “Jornada U”, que contém 7 etapas: 1) conectar-se com o ambiente e suspender julgamentos; 2) observar e redirecionar seu olhar; 3) conectar-se com o seu coração; 4) conectar-se com a sua presença mais profunda; 5) acessar o poder da intenção e declará-la; 6) integrar cabeça, coração e mãos; e 7) incorporar e levar a jornada à frente.

Na sequência, a palestrante tratou da visão da Teoria U sobre níveis de escuta e de conversação, em um processo que busca, a partir da comunicação, uma evolução pessoal, a partir de uma atualização de opiniões e de uma nova e mais adequada compreensão de mundo.

Sobre a palestrante:

Érica Liberto é graduada em Geografia pela UNESP e bolsista da Universidade de Santiago de Compostela - Espanha, especialista em Gestão da Sustentabilidade e Responsabilidade Corporativa pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Possui relevante experiência como consultora na área de gestão e estratégia com foco em sustentabilidade, tendo desenvolvido projetos para diversos áreas da economia no setor privado, em comunicação corporativa e desenvolvimento de temas estratégicos para a sustentabilidade. Além disso, facilitou também processos de engajamento com públicos de interesse para resolução de problemas utilizando metodologias ágeis. Érica também é estudiosa, palestrante e facilitadora de conhecimento em Pensamento Sistêmico, Teoria U, Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e Economia Circular e Colaborativa. Mais info

WANT TO BE A PART OF THE YCL NETWORK?

Interested in joining this dynamic global ecosystem? YCL is interested in hearing from you!  

  • By applying for one of our learning journeys

  • And help the YCL Network expand its reach

  • The day of the climate professional

  • And meet our YCL members and partners

Support youth leadership

in climate action

We are a global youth leadership network catalyzing climate professionals

  • YouTube
  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn

LET'S CHAT!

If you have any question, please drop us a message.