
Terça, 6 de Outubro de 2020:
A aula ministrada por Bruno Cunha foi a primeira desta edição do curso específica sobre clima. A apresentação trouxe temas-chave para a compreensão do fenômeno das mudanças climáticas e de que modo isso afeta nossa vida, a sociedade e a economia.
O primeiro tópico apresentado por Bruno foi o Painel Intergovernamental das Nações Unidas para as Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês), órgão da ONU criado para avaliar dados e evidências científicas confiáveis, para embasar as negociações de ações climáticas, apontar causas, riscos e consequências da crise climática e indicar maneiras para combater e mitigar o avanço das mudanças climáticas.
Na sequência, o palestrante explicou o que é o aquecimento global e como esse fenômeno foi causado pela atividade humana, a partir da emissão de gases de efeito estufa. Dentre as consequências da mudança do clima, Bruno mencionou o derretimento das geleiras, a diminuição da produtividade agrícola e a dificuldade dos ecossistemas em se adaptarem a esta nova temperatura média global.
Quanto à relação entre a crise climática e a economia, Bruno destacou a importância dos instrumentos de regulação ambiental, dentre os quais estão a adoção de padrões de emissão, a taxação sobre emissões, os subsídios e incentivos a agentes econômicos que reduzam suas emissões e a criação de mercados de carbono.
Por fim, o professor demonstrou a importância de uma ação imediata para mitigar as causas e efeitos e das mudanças climáticas. Dentre as ações prioritárias, destacou ações que promovam emissões negativas, entre as mais eficazes para frear este fenômeno tão nocivo à humanidade e à vida no planeta como conhecemos hoje.
Sobre o palestrante:

Bruno S. L da Cunha é economista pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FCE/UFRGS) com extensão na Universidade do Porto (FEP/UPORTO, Portugal), doutor e pesquisador (pós-doutorado) no Programa de Planejamento Energético (PPE/COPPE /UFRJ). Desenvolve um modelo econômico global para investigar políticas climáticas. É autor contribuinte do sexto relatório de avaliação (AR6) do Grupo de Trabalho III do IPCC. É membro do conselho acadêmico e mentor do Youth Climate Leaders (YCL).