Diário de Bordo Aula #5 | Curso YCL Brasil 2020: ODS e clima

Updated: Oct 18


Terça-feira, 14 de maio de 2020

Título da reunião: ODS e clima

Sobre a aula: neste módulo, a palestrante tratou dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da relação entre eles e de como o enfrentamento das mudanças climáticas está inserido nesta agenda.


Petrina Santos abordou a agenda 2030 proposta pelas Nações Unidas e sua relação com as mudanças climáticas. Apresentou cada um dos objetivos do desenvolvimento sustentável, demonstrando que, para alcançá-los, é necessário que haja ação coordenada, de modo que os objetivos e metas sejam considerados de modo integrado.


Enfatizou que o lema “não deixar ninguém para trás”, das ODS, é objeto de relevantes críticas, dentre as quais se destaca a decorrente do fato de que minorias, como a comunidade LGBTQ+, não é mencionada uma única vez em todo o documento.


Outro interessante aspecto trazido é a importância de líderes do futuro estarem comprometidos com o cumprimento das ODS em suas decisões. Em quase todas as atividades é possível considerar ações que corroboram para o cumprimento dos objetivos e é este o diferencial que se espera de uma liderança comprometida com a sustentabilidade.


Essa preocupação chegou já nas instâncias de comando de grandes e empresas, de modo que ter conhecimento sobre as ODS e sobre soluções que as considerem são levadas em conta em processos seletivos de funcionários para vagas estratégicas. A preocupação das empresas se deve, principalmente, pela compreensão de que considerar as ODS em todos os seus processos é forma de reduzir despesas e riscos e de atrair investidores.


Por fim, a palestrante demonstrou como cada um dos 17 ODS se relacionam com ações de enfrentamento da pandemia de COVID-19; sobre isso, foi proposta uma dinâmica aos alunos que, divididos em grupos, propuseram soluções para problemas relacionados ao contexto da pandemia com base nas premissas constantes nas ODS.


Lições finais desta aula: Embora as ODS estejam dividias em 17 temas, cada um com metas específicas, é fundamental que toda a agenda seja considerada de forma integrada. O conhecimento sobre isso é um diferencial muito relevante em postos de trabalho responsáveis por tomadas de decisão estratégicas. A necessidade de compreender, interpretar e agir conforme esta agenda é caminho sem volta para os líderes atuais e do futuro.

Sobre a palestrante

Petrina Santos tem consolidada atuação com terceiro setor, empresas privadas e governo, no Brasil e em cinco países (EUA, Índia, Guatemala, China e Cingapura). Possui relevante experiência com gestão e estratégia de projetos, cooperação técnica e relações institucionais, nas áreas de cultura empreendedora e impacto positivo. Representou o Brasil no G20 China e na ONU para o High Level Political Forum, bem como compõe o Pacto Global no Brasil e foi reconhecida pelo Governo do Estado de SP como Liderança.

WANT TO BE A PART OF THE YCL NETWORK?

Interested in joining this dynamic global ecosystem? YCL is interested in hearing from you!  

  • By applying for one of our learning journeys

  • And help the YCL Network expand its reach

  • The day of the climate professional

  • And meet our YCL members and partners

Support youth leadership

in climate action

We are a global youth leadership network catalyzing climate professionals

  • YouTube
  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn

LET'S CHAT!

If you have any question, please drop us a message.