top of page

Experimentando a Teoria U

Updated: Nov 1, 2021

AULA #4 | Diário de Bordo Curso YCL 2021.2

Diga algo e eu vou te escutar, não vou só concordar, vou prestar atenção e entender o que quer me dizer, afinal, nossa rede do Curso YCL é uma comunidade, não é mesmo? Precisamos entender um ao outro e praticar essa caminhada de forma empática...Bom, e isso é um pouco do que a Teoria U pode nos proporcionar.


O planeta Terra está passando por mudanças nunca antes vistas, não só isso, elas estão ocorrendo de uma forma tão acelerada que não temos nenhum comparativo no passado para tomarmos de base. Algo precisa ser feito, mas por onde começamos?


No quarto encontro do Curso YCL 2021.2, tivemos a presença da Bruna Bebber. Com seu carisma, experiência de vida e ensinamentos nos trouxe algumas respostas sobre como podemos agir frente a crise climática e até nos espaços íntimos das nossas próprias vidas através da Teoria U.


Vale lembrar que tivemos apenas uma introdução do tema, que geralmente merece uma dedicação de semanas, junto com uma imersão, no entanto, o que experimentamos durante 3h de aula já foi suficiente para entendermos a importância desse método. Em nosso inconsciente ficamos com três expressões gravadas: 1. Mente Aberta (Curiosidade); 2. Coração Aberto (Compaixão) e 3. Vontade Aberta (Coragem).


Para a Teoria U ocorrer de fato, há um caminho que deve ser seguido. Ele sai da nossa ausência ao que está ocorrendo ao redor e passa para o lado do ficar atento, de forma mais específica precisamos ver, co-sentir, estar presentes e co-criar para co-evoluir. Como disse nossa palestrante, devemos deixar o Ego (resultados individuais que ninguém quer) e partir para o Eco, o aprender com o outro, com a natureza.


Poderia ter sido uma aula comum, com uma pessoa do outro lado da tela nos enviando informações, poderia… Nosso quarto encontro foi muitas coisas, menos comum. A conexão que tivemos entre todes os participantes nos lembrou que o diálogo e a escuta ativa são sim chaves para um futuro diferente.


Ouvimos relatos, choramos, sentimos o peso de ser humano em uma época cheia de incertezas, e no final, por meio de uma jornada de meditação, acalmamos nossos sentimentos e nosso corpo, até chegar a hora de desligar a câmera e dizer tchau. Porém, caso ainda esteja logado nessas falas e sentimentos não se preocupe... Isso quer dizer que o caminho pela Teoria U começou para você!







Commenti


HOW YCL can help your career?

Interested in boosting your career in climate change? YCL is here for you to help you with that!