top of page

HUB YCL AMAZONAS recebe apoio do Fundo Casa, que inclui bolsas para o Curso YCL!





Estamos orgulhosos em anunciar que o Hub YCL Amazonas foi uma dos projetos selecionados na chamada de Projetos para apoio ao fortalecimento das organizações que trabalham pelo direito ao território – Casa Cidades, realizado pelo Fundo Casa Socioambiental. Saiba mais sobre a chamada na publicação do Fundo Casa AQUI. Como parte das entregas, estão os seguintes pontos:


  • Ativação do YCL Hub Amazonas com atividades periódicas, produção de conteúdo e incubação de projetos de jovens da região e uma agenda mensal de eventos online.

  • Bolsas para 10 jovens da região amazônica para o Curso YCL, sobretudo jovens negros, de baixa renda e/ou indígenas e incluindo sessões extra de mentoria para esse público. O prazo para solicitação para bolsas é até o dia 01 de Março de 2021 através DESTE LINK.


JUSTIFICATIVA DO PROJETO

Ao mesmo tempo em que cresce a população nos grandes centros urbanos, também cresce a demanda por empregos nestes espaços. Os jovens figuram entre o grupo que mais sofre para acessar emprego e renda no Brasil e no mundo. Enquanto a taxa de desemprego brasileira é de 12,6%, o desemprego juvenil chegou à marca de 27,1% durante a pandemia do novo coronavírus (IBGE, 2020). Em escala global, o desemprego é registrado entre 5,4% da população mundial ativa, mas quando esse dado passa pelo filtro etário entre pessoas de 16 a 24 anos chega-se a marca de 13,1% de jovens desempregados em todo o planeta (OIT, 2020).


A crise climática já mostrava que uma transição para um modelo de sociedade e economia de baixo carbono era necessária, principalmente nos grandes centros urbanos. A pandemia do novo coronavírus veio para acelerar essa percepção, de que um novo modelo de sociedade é urgente. Essa reconstrução econômica, social e ambiental passa diretamente pela capacitação dos jovens, que são um dos grupos mais atingidos e vulneráveis à crise climática e também os que terão que lidar com essas questões por mais tempo.

Por isso, os YCL Hubs são iniciativas de jovens organizados em centros urbanos que passam por formações, criam projetos e soluções em conjunto com organizações parceiras e acessam o mercado de trabalho em clima e sustentabilidade. São espaços que buscam capacitar e oferecer oportunidades aos jovens e mostrar para eles que a transição para um mundo sustentável passa também pelo combate ao desemprego juvenil e que a resposta para estes desafios está na construção integrada de soluções para as cidades que geram conhecimento, emprego e renda. Dessa forma, transformamos a crise climática numa oportunidade de carreiras ligadas à promoção de cidades mais resilientes.



EQUIPE HUB YCL AMAZONAS


Ellen Mafra: é formada em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Atuou como Diretora de Comunicação do Centro Acadêmico de Licenciatura em Ciências Biológicas (CACBIO) divulgando e organizando atividades acadêmicas e científicas, entre outras atividades voluntárias. Atualmente é Coordenadora do Hub Amazonas. Contato: ellenbrun@gmail.com - (92) 98188-9619. Linkedin.



Antônio José de Paula Barroso Neto: Graduando do curso de Ciência Política (Uninter) e acadêmico de Ciências Econômicas (UEA). Faz parte da rede internacional de Fellows do Youth Climate Leaders e membro da Embaixada Politize Manaus. Atualmente é Estagiário na Fundação Amazônia Sustentável, na Coordenadoria de Cidades Sustentáveis e Coordenador do Hub Amazonas.

Contato: antonio.jpbn@gmail.com - (92) 98113-8127. Linkedin.

21 views

HOW YCL can help your career?

Interested in boosting your career in climate change? YCL is here for you to help you with that!  

WhatsApp Image 2019-06-01 at 21.14.31.jpeg

join the ycl course!

With 98% approval, the YCL Course is a 2-month training course for those looking to have a general notion of the climate career, conducted in portuguese.

AEnB2UpDjeFHmTuM3SCZofJU6FadLg0BUyi6Y7smI9taEG4jipc8zohj4feJKChZl1lAT8PvXDZs-dw1NZ6prI__j4

join the ycl network!

Portuguese speakers: subscribe to our network to gain access to our platform and join our network, an ecosystem of networking,  vacancies, and exclusive benefits.

Desenvolvedores do sexo feminino

be mentored by a ycl climate expert!

Tailor made sessions for young professionals to meet a climate expert, to seek advice, new perspectives, and to develop a career plan.

bottom of page