top of page

Instrumentos financeiros para o combate às mudanças climáticas

Updated: Nov 8, 2021

AULA #15 | Diário de Bordo Curso YCL 2021.2

Ultimamente, os instrumentos financeiros entraram em pauta nas discussões internacionais para potencializar as atividades de combate às mudanças climáticas, além de como países desenvolvidos, empresas e profissionais podem contribuir para esse cenário socioambiental. Na aula do palestrante Gustavo Souza discutimos sobre a precificação do carbono e a divulgação dos métodos financeiros, pauta que é de suma importância para enfrentarmos as mudanças climáticas.


Os recursos públicos têm limitações para onde e quando serão destinados, então, a maioria dos investimentos na área do clima vem do setor privado. Esses fundos são aplicados em ações de mitigação e adaptação, que deveriam ser utilizados de forma equilibrada, porém, não é o que acontece, grande parte é destinada somente para a área de mitigação.


Aproximadamente 600 bilhões de dólares são investidos para essas ações de mitigação, para gerar acesso à energia limpa, transporte de baixo carbono, entre outros, assim como, para a adaptação, por exemplo no tocante à segurança hídrica, alimentar, de saúde etc. Nesse panorama, somente 7% desse financiamento é designado à adaptação, que promove dignidade às pessoas de países em desenvolvimento, infelizmente essas são as mais atingidas pelas mudanças climáticas.


O financiamento climático gera grandes oportunidades e riscos (de transição ou físicos). Há os riscos de transição, que são chamados assim porque podem ocorrer em uma transição de economia de baixo carbono, como também há os riscos físicos, ligados às alterações do clima, eventos meteorológicos etc. Todos esses acontecimentos possuem um impacto financeiro direto na empresa, seja no custo operacional ou até mesmo na receita.


A divulgação financeira é relevante para que possamos mudar a situação climática que vivemos hoje, evitando Fake News de empresas que fazem Greenwashing para se promoverem no meio sustentável. A aula do Gustavo mostrou que o sistema financeiro é atingido diretamente e indiretamente pelas mudanças climáticas, desde uma estrada que está fechada por uma árvore caída até tempestades que ocorrem pela mudança do clima.


AUTORES:

 




HOW YCL can help your career?

Interested in boosting your career in climate change? YCL is here for you to help you with that!  

WhatsApp Image 2019-06-01 at 21.14.31.jpeg

join the ycl course!

With 98% approval, the YCL Course is a 2-month training course for those looking to have a general notion of the climate career, conducted in portuguese.

AEnB2UpDjeFHmTuM3SCZofJU6FadLg0BUyi6Y7smI9taEG4jipc8zohj4feJKChZl1lAT8PvXDZs-dw1NZ6prI__j4

join the ycl network!

Portuguese speakers: subscribe to our network to gain access to our platform and join our network, an ecosystem of networking,  vacancies, and exclusive benefits.

Desenvolvedores do sexo feminino

be mentored by a ycl climate expert!

Tailor made sessions for young professionals to meet a climate expert, to seek advice, new perspectives, and to develop a career plan.

bottom of page