top of page

Oceanos, plásticos e desenvolvimento sustentável

A implementação local da Agenda 2030 para proteção dos ecossistemas marinhos


Fonte: https://blogdopedlowski.com/2020/10/06/mais-de-14-milhoes-de-toneladas-de-plastico-podem-estar-no-fundo-dos-oceanos/

Os mares e oceanos são espaços de caráter universal e transnacional, fundamentais para o equilíbrio e a perpetuação de todas as formas de vida existentes no planeta. Do mesmo modo, esses espaços foram de extrema importância para o desenvolvimento da raça humana, uma vez que, desde a Antiguidade, as civilizações se estabeleceram próximo a grandes corpos d’água, sendo estes os locais responsáveis pela subsistência, pelo progresso econômico e pela expansão de grande parte da humanidade.

Contudo, embora conectados, direta ou indiretamente, à sobrevivência de todos os seres vivos até então conhecidos, os ecossistemas marinhos encontram-se ameaçados, na atualidade, por uma série de impactos, que vão desde a poluição, acidificação e elevação de suas águas, até a exploração exagerada de seus recursos, levando ao esgotamento dos recursos vivos e não vivos neles presentes.

Dentre essas ameaças, destaca-se a poluição causada pelos plásticos, os quais podem ser divididos em macro e micro plásticos, sendo estes últimos aqueles com dimensão menor que 5mm, tamanho este que os torna muitas vezes imperceptíveis, dificultando o manejo dessas partículas e aumentando seu potencial danoso. Assim, embora fundamentais para o modo de vida e de produção atuais, esses materiais de degradação lenta e difícil decomposição passaram a ser um dos pontos de preocupação das autoridades globais na busca de um desenvolvimento sustentável e saudável ao meio ambiente.

Por conseguinte, é importante atentar-se ao fato de os mares e oceanos serem provedores de importantes serviços econômicos, que movimentam em torno de 1,5 trilhão de dólares anuais, e contribuintes diretos ao bem-estar da humanidade, sendo a principal fonte, em muitas localidades, de mitigação da pobreza, ao promover certa segurança alimentar, nutrição e renda de suas populações, estando ligados a mais de 350 milhões de postos de trabalho.

Devido à importância desses espaços, a ameaça trazida pela poluição gera uma preocupação global quanto ao impacto sistêmico que essas atividades degradantes trazem para o meio ambiente marinho e para a humanidade como um todo, comprometendo a sua capacidade de fornecer benefícios econômicos, sociais e ambientais. Tais fatos tornam-se mais desconcertantes, uma vez que 80% da poluição mencionada é originária de atividades terrestres, sendo os plásticos 80% dos detritos presentes nos oceanos, abrindo margem para afirmar atualmente que, dentro de 30 anos, haverá mais plástico que peixes nos oceanos e que quase todas as aves aquáticas terão ingerido partículas do material.

Além disso, soma-se às preocupações globais, a constatação de diversos danos causados pelos plásticos e microplásticos em suas interações com os organismos humanos e dos demais seres vivos presentes no meio ambiente.

A esse respeito, observa-se que as partículas (micro)plásticas são responsáveis por diversos malefícios às populações aquáticas, como a obstrução do trato digestório, o aprisionamento de animais marinhos, a liberação de compostos tóxicos durante a sua degradação e o transporte de patógenos e poluentes, por meio da adsorção ou absorção desses componentes, os quais podem se acumular nos organismos dos animais que ingerirem essas partículas e serem transmitidos a outros seres por meio da cadeia alimentar, podendo chegar, assim, ao seres humanos, nos quais são ligados a diversos problemas de saúde, como cânceres e disrupções do sistema endócrino.

Sob a perspectiva de conter a degradação dos ecossistemas oceânicos, os plásticos, bem como a poluição por eles gerada, tornaram-se tema de debates em âmbito internacional, os quais evoluíram para a realização de conferências e, então, para a propositura de documentos e acordos voltados à solução dessa problemática, destacando-se, nesse aspecto, a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Criada com intenção de estabelecer objetivos para guiar a atuação global rumo ao desenvolvimento sustentável da humanidade, a Agenda 2030 trouxe, dentre seus objetivos, o de nº 14, voltado exclusivamente à conservação e proteção dos mares e oceanos. Esse objetivo ainda faz menção explícita à necessidade de mitigar todas as formas de poluição, em especial aquela ligada ao lixo plástico, originária de atividades terrestres e os detritos marinhos.

Desse modo, parte-se do princípio que, para uma implementação efetiva dos objetivos da Agenda, é necessária uma atuação forte em todos os níveis de governo, sendo a esfera local, devido a sua especialidade e redução territorial, uma das mais importantes para o sucesso no cumprimento das propostas globais.

Como fruto do pensamento de localização e municipalização dos ODS, pode ser observada a sua incorporação em diversos planos, estratégias e iniciativas nacionais, como é o caso do Plano Fortaleza 2040, que se trata de um plano de desenvolvimento para a cidade de Fortaleza, capital do estado do Ceará, voltado a produção de estratégias de curto, médio e longo prazo, contemplando três planos, quais sejam: mestre urbanístico, de mobilidade e de desenvolvimento econômico e social.

O Plano Fortaleza 2040 mostra-se então com um exemplo do esforço de implementação dos objetivos da Agenda 2030, contudo, ao se analisaras medidas voltadas a proteção dos espaços marinhos, inerentes à realidade local do município, o qual é banhado por uma extensa orla, percebe-se que tal proteção acontece apenas de forma tangencial e auxiliar, uma vez que, apesar de ser clara a preocupação dos idealizadores do plano com a saúde dos recursos hídricos da capital, nota-se uma abstenção de ações concretas voltadas diretamente para a proteção dos ambientes marinhos, combatendo a poluição desses corpos d’água, em especial a causada por materiais plásticos, um dos centros das preocupações globais atuais.

Nesse sentido, ao falarmos em ODS, desenvolvimento sustentável e mudanças climáticas, assuntos aos quais os oceanos estão intrinsecamente ligados, ainda pairam certos questionamentos, quanto ao futuro desses espaços, à sua proteção e à possível reversão dos atos danosos nele causados. Por isso, deixo aqui algumas indagações sobre essa problemática, de forma a instigar e provocar a reflexão sobre o tema: a proteção global sobre os mares e oceanos atual é suficiente para alcançar o desenvolvimento sustentável desses espaços e das populações dele dependentes? O Brasil está efetivamente incorporando os ODS internamente e, em especial, o ODS 14, voltado à conservação dos oceanos, levando em consideração o tamanho da sua costa e uma vez que uma de suas maiores capitais litorâneas não possui medidas que tratem especificamente do assunto?

Referências:

AROSEMENA, Rebeca Isabel Muñoz; ZARELLI, Renata Calheiros; DE ARAUJO, Miguel Etinger. Pollution of the oceans by plastics and effectiveness of legal norms of protection. Revista Catalana de Dret Ambiental, v. 10, n. 1, 2019.

AWUCHI, Chinaza Godswill;AWUCHI, Chibueze Gospel.Impacts of plastic pollution on the sustainability of seafood value chain and human health. International Journal of Advanced AcademicResearch, v. 5, n.11, p. 46-138, 2019.

MENEZES, Wagner. O direito do mar. Brasília:Fundação Alexandre Gusmão,2015, 238p. (Em poucas palavras). ISBN 9788576315483 (broch.).

Prefeitura de Fortaleza. Fortaleza 2040. Disponível em: https://fortaleza2040.fortaleza.ce.gov.br/site/fortaleza-2040/sobre-o-projeto.

UN. General Assembly. Transforming our world: the 2030 Agenda for Sustainable Development. New York, 2015. 35 p. Resolution adopted by the General Assembly on 25 September 2015. A/RES/70/1. Disponível em: https://www.un.org/ga/search/view_doc.asp?symbol=A/RES/70/1&Lang=E.

VIRTO, Laura Recuero. A preliminary assessment of the indicators for Sustainable Development Goal (SDG) 14 “Conserve and sustainably use the oceans, seas and marine resources for sustainable development”. Marine Policy, [S.L.], v. 98, p. 47-57, dez. 2018. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/j.marpol.2018.08.036.

Sobre o autor:

Lucas Salles Gazeta Vieira Fernandes é Bacharel em Direito e Especialista em Direito Internacional. Vice Curador da Hub de Fortaleza da Global Shapers Community. Professor voluntário de idiomas no Projeto Globalizando. Empenhado em aprender mais sobre o meio ambiente, as mudanças climáticas e meios de solução para as problemáticas existentes.




Lucas Salles participou da 6ª edição do Curso YCL no segundo semestre de 2021 como bolsista. As referências e opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor.

HOW YCL can help your career?

Interested in boosting your career in climate change? YCL is here for you to help you with that!  

WhatsApp Image 2019-06-01 at 21.14.31.jpeg

join the ycl course!

With 98% approval, the YCL Course is a 2-month training course for those looking to have a general notion of the climate career, conducted in portuguese.

AEnB2UpDjeFHmTuM3SCZofJU6FadLg0BUyi6Y7smI9taEG4jipc8zohj4feJKChZl1lAT8PvXDZs-dw1NZ6prI__j4

join the ycl network!

Portuguese speakers: subscribe to our network to gain access to our platform and join our network, an ecosystem of networking,  vacancies, and exclusive benefits.

Desenvolvedores do sexo feminino

be mentored by a ycl climate expert!

Tailor made sessions for young professionals to meet a climate expert, to seek advice, new perspectives, and to develop a career plan.

bottom of page