top of page

Oficina de Elaboração de Projetos Sociais: da teoria à prática para a transformação socioambiental

Escrito pelo Hub YCL Pernanbuco: Deborah Ducy, Jaciele Davi Neto e Rayana Burgos



A parceria do YCL com a facilitadora do Workshop “Oficina de Elaboração de Projetos Sociais”, Ranyele Araújo, viabilizou que algumas jovens coordenadoras dos HUBS YCL participassem da oficina, que aconteceu nos dias 15,17, 22 e 24 de março de 2021, a fim de expandirem os seus conhecimentos na promoção de projetos sociais e, assim, serem capaz de fomentar e guiar demais fellows em projetos em suas localidades.




SOBRE OS HUBS YCL

Os Hubs do YCL são espaços orientados à inovação, que atuam como plataformas para coordenar, promover e multiplicar soluções e atividades climáticas localmente. Eles são pontos focais para a Rede em suas respectivas regiões e buscam engajar os principais atores locais. No entanto, para criar projetos ou promover ações e soluções climáticas localmente, é necessário compreender de que forma um projeto deve ser elaborado pragmaticamente e como podemos assegurar que ele será monitorado e avaliado de maneira correta.


As atividades do Hub podem incluir tanto reuniões, cursos e workshops educacionais organizados pelos coordenadores em parceria com outros atores interessados, quanto projetos socioambientais que possam trazer melhorias para a realidade local. Em tempos de pandemia, tem sido comum participar e organizar webinars e encontros online, mas para além do compartilhamento da informação, é fundamental garantir que o público alvo dos projetos seja impactado positivamente e consiga colocar em prática os conhecimentos adquiridos.


SOBRE OS HUBS YCL

Nesse sentido, a Oficina de Projetos Sociais surgiu como uma oportunidade de aprender a estruturar um bom projeto, bem como quais passos devem ser tomados até mesmo antes do projeto ou ainda como deve proceder a captação de recursos. Durante duas semanas (4 encontros), pudemos criar uma rede de contatos, compartilhar histórias e conhecer pessoas que conseguiram transformar a realidade da sua cidade através de projetos sociais, como a Karoline Melo e o Luíz Paulo Mairink , coordenadores do projeto Menu Partilha (@menupartilha) , que oferece refeições diárias para população vulnerável em Belo Horizonte e, em 29 semanas de projeto, entregou mais de 21 mil refeições.


A Fellow YCL e Coordenadora do Hub YCL de Pernambuco , Jaciele Davi, buscou agregar o conhecimento adquirido na oficina ao projeto ao qual participa, o Salve Maracaípe, realizado em Pernambuco, que visa promover ações em prol da proteção dos biomas marinhos e costeiros da região de Ipojuca, por meio de projetos de comunicação digital para educação ambiental e advocacy junto aos órgãos públicos e atores políticos; e projetos técnicos, como de aferição da saúde dos corais da região ou ainda replantio da vegetação costeira.


Para concretizar as ideias de ações sócio-climáticas de maneira que funcionem e viabilizá-las financeiramente, é imprescindível conhecer as estruturas dos editais e as ferramentas para elaboração de diagnósticos, metas e objetivos, bem como aprender os meios para avaliar os impactos gerados. Essas habilidades foram desenvolvidas ao longo da oficina mediada por Ranyele, que também nos brindou com palestras de duas grandes ativistas: Mayte Albardía (com a apresentação do projeto Co-Criança) e Amanda Costa (mobilizadora da Rede YCL, que falou sobre a aplicação local dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável -ODS, e da Agenda 2030, considerando os contextos subnacionais).


CONCLUSÃO

A abordagem do curso não foi apenas teórica, mas também prática, o que nos possibilitou experimentar os desafios e dilemas presentes no momento de elaboração de um projeto. Nos últimos dois dias de curso, passamos por uma dinâmica em grupo e tivemos o desafio de criar um projeto social com base nos ensinamentos compartilhados durante a oficina. Os temas apresentados nos possibilitaram refletir sobre os benefícios que o nosso projeto propõe oferecer à sociedade e repensar a estrutura puramente assistencialista, com vistas a fortalecer a autonomia da comunidade em questão e promover a participação ativa de todos os envolvidos. Na ocasião, por exemplo, um grupo propôs a criação de um programa de horta escolar para unir o tema de educação ambiental ao de segurança nutricional e alimentar.


Enquanto ativistas e formuladoras de projetos socioambientalmente responsáveis, é vital que tenhamos um olhar universalista e inclusivo na formulação de propostas de ações locais. O curso, além de nos proporcionar conhecimentos técnicos, fortaleceu em nós - coordenadoras dos Hubs do YCL - a potência de refletir, estruturar e agir em prol de soluções sócio-climáticas em nossos estados.


SOBRE AS AUTORAS



Deborah Ducy: É Internacionalista, Pós-graduanda em Gestão Ambiental, e Coordenadora do Hub Goiás do Youth Climate Leaders. Ama articular ideias e projetos, estar com pessoas e gerar impacto positivo.


LinkedIn: Deborah Ducy






Jaciele Davi: Advogada do Instituto Salve Mar, Pós-Graduanda em Meio Ambiente e Sustentabilidade pela FGV, Coordenadora do Hub Pernambuco do Youth Climate Leaders e membra do LACLIMA (Latin American Climate Lawyers Initiative for Mobilizing Action).


Email: jacieleneto@gmail.com





Rayana Burgos: Cientista Política, Coordenadora do Hub Pernambuco do Youth Climate Leaders e atua com advocacy, pesquisa e políticas públicas com foco no diálogo entre gênero, raça e clima.


Email: burgosraycp@gmail.com

Linkedin: Rayana Burgos


5 views

HOW YCL can help your career?

Interested in boosting your career in climate change? YCL is here for you to help you with that!  

WhatsApp Image 2019-06-01 at 21.14.31.jpeg

join the ycl course!

With 98% approval, the YCL Course is a 2-month training course for those looking to have a general notion of the climate career, conducted in portuguese.

AEnB2UpDjeFHmTuM3SCZofJU6FadLg0BUyi6Y7smI9taEG4jipc8zohj4feJKChZl1lAT8PvXDZs-dw1NZ6prI__j4

join the ycl network!

Portuguese speakers: subscribe to our network to gain access to our platform and join our network, an ecosystem of networking,  vacancies, and exclusive benefits.

Desenvolvedores do sexo feminino

be mentored by a ycl climate expert!

Tailor made sessions for young professionals to meet a climate expert, to seek advice, new perspectives, and to develop a career plan.

bottom of page