projeto do YCL é um dos finalistas no desafio da rede de líderes da fundação lemann!



O Desafio da Rede de Líderes Fundação Lemann chegou ao final de sua primeira etapa! Lançado em janeiro de 2021 com o objetivo de reduzir desigualdades ampliadas pela pandemia de Covid-19 no Brasil, o edital recebeu 22 propostas enviadas por mais de 90 líderes. Estamos muito orgulhosos de ter sido selecionadas entre os 5 finalistas para a etapa de desenvolvimento para receber R$ 100 mil para serem estruturadas e desenvolvidas entre os dias 10/05 e 23/08.


Conheça os demais finalistas aqui. O processo avaliativo foi construído com o objetivo de agregar jornadas complementares entre os avaliadores de cada proposta, trazendo pontos de vista distintos para análise das soluções. Todas as soluções avaliadas sob a ótica dos seguintes critérios: relevância do problema, aderência, criatividade, escalabilidade e potencial de equipe. Para ver detalhes sobre os critérios, consulte o Resumo do Desafio. Saúde, desenvolvimento social e questões climáticas.

Projeto YCL: Bootcamp de carreiras climáticas


Líderes proponentes: Cassia Oliveira Moraes, Kátia Schweickardt, Jósimo da Costa Constant, Renata de Andrade Leal e Joana de Barros Amaral.


Temática: empregabilidade, juventude e mudança do clima. Resumo da proposta: Os jovens enfrentam barreiras adicionais para assegurar emprego e segurança econômica, ao mesmo tempo em que enfrentam futuros incertos devido aos impactos da crise climática. Se a colocação profissional já era mais difícil para jovens, a pandemia do COVID-19 piorou ainda mais esse cenário: No Brasil, a taxa de desemprego neste grupo subiu de 27,7% no primeiro trimestre para 38,8% no terceiro trimestre, segundo a consultoria LCA. São 7,9 milhões de pessoas de 14 a 25 anos em busca de trabalho.


Com o agravamento da pandemia, pensamos em uma iniciativa que acelere a (re)qualificação profissional dos jovens (18-30 anos) em atividades ligadas à recuperação sustentável do Brasil, Portugal e posteriormente outros países onde o YCL atua, através de bootcamps que incluam treinamento e acesso a vagas em organizações ou aceleradoras parceiras. O primeiro passo é coletar vagas semelhantes (ex: ESG, tech ou energias renováveis), depois abrir processo seletivo e, por fim, oferecer 2-4 semanas de treinamento antes que os jovens comecem suas novas funções. Nosso objetivo é explorar opções que sejam replicáveis às mais diversas realidades socioeconômicas, começando por Amazonas, São Paulo e Rio de Janeiro (com apoio da Secretaria de Meio Ambiente da cidade). Esse projeto será desenvolvido com o apoio da rede YCL (http://bit.ly/YCLrel20).


O estudo “Uma Nova Economia para uma Nova Era” mostra que implementar medidas de baixo carbono resultaria num aumento acumulado adicional do Produto Interno Bruno (PIB) brasileiro de R$ 2,8 trilhões até 2030, enquanto a retomada verde da economia geraria 2 milhões de empregos a mais do que o business as usual em 2030. Em suma, podemos transformar a mitigação da crise climática em uma grande oportunidade de inclusão profissional e redução de desigualdades no Brasil - e precisamos começar já!


Nosso diferencial é que, depois dos nossos treinamentos, oferecemos oportunidades profissionais para os membros da nossa rede começarem suas carreiras de impacto. No caso dos bootcamps, esse processo é catalisado pelo recrutamento de jovens para vagas existentes, acelerando o processo de reskilling com cursos rápidos que os preparem para uma nova profissão do clima. Temos como inspiração iniciativas como o Vetor Brasil (parceiro YCL), Generation Brasil e Barefoot College.


Desde o início da pandemia, todos os treinamentos do YCL tornaram-se 100% online e a organização também investiu no desenvolvimento de uma plataforma de treinamento e engajamento da rede, que será disponibilizada para o projeto. Assim, todas as fases (recrutamento, cursos, conexão com mentores e vagas) do bootcamp de carreiras climáticas podem ser online. Também buscaremos opções de carreira ligadas à tecnologia e adicionaremos módulos sobre o tema, como melhores práticas para o trabalho remoto.

Próximos passos

No dia 07/05 cada grupo participante do desafio, inclusive os não finalistas, receberá um e-mail com a devolutiva customizada sobre a proposta enviada. Valorizamos o tempo de cada membro participante e esperamos que isso possa contribuir também para a continuidade da iniciativa. Recebemos excelentes propostas e pudemos sentir o afinco com que cada time desenvolveu seu projeto. Com isso em mente, estamos desenvolvendo meios para seguir apoiando o progresso das iniciativas. Líderes participantes, acompanhem seus e-mail para maiores atualizações.

13 views

Support youth leadership

in climate action

We are a global youth leadership network catalyzing climate professionals. 

  • YouTube
  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn

LET'S CHAT!

If you have any question, please drop us a message.