top of page

Webinar | Liderança & clima


Em abril de 2020, o YCL, representado pela Cássia Moraes, e a WayCarbon, representada pelo Henrique Pereira, realizaram um Webinar sobre liderança e clima. O Webinar focou nas trajetórias particulares dos dois palestrantes e a visão que os dois tem sobre o tema.

Cássia abordou sobre a importância de se assumir responsabilidades, utilizando 3 casos de lideranças como exemplos: Donald Trump, presidente dos EUA, que teve uma postura de negação com relação a crise do coronavírus, diminuindo a relevância do tema e terceirizando a culpa da crise, não sendo um exemplo de bom líder; Greta Thunberg, que mesmo não tendo causado a crise climática assumiu a responsabilidade de ser parte da solução de um problema que ela não gerou, combinando ciência e ativismo e ouvindo pessoas mais velhas que tenham mais conhecimento e experiência, uma ação característica de bons líderes; e por fim, Sérgio Vieira de Melo, líder que advogava pela independência da ONU, e que, pouco antes de falecer em um ataque terrorista na sede da ONU em Bagdá, tentou salvar o maior número de pessoas possível, se preocupando mais com a vida dos outros dos que com a sua própria, um traço de um grande líder.

A obra de Mario Sérgio Cortella, “Qual é a tua obra?”, também é citada para demonstrar que o líder é aquele capaz de fazer com que as pessoas se sintam integradas com ao propósito da organização.

Para Henrique, o ser líder está muito relacionado a algumas habilidades, sendo duas delas o trabalho em ecossistema, trabalhando com equipes multidisciplinares com um foco em comum, e a “taxa de aprendizado”, termo que se refere a capacidade das pessoas de desaprenderem o que já sabem, deixando para trás dogmas, e acompanhando as novas descobertas da ciência.

Confira o Webinar completo aqui.

Escrito por:

Teresa Xavier, graduanda em Engenharia Ambiental, fellow e voluntária no YCL. Foi intercambista na Universidad Nacional de Asunción (UNA), aluna pesquisadora da FAPESP na área de microbiologia ambiental e participou do Movimento Empresa Júnior por mais de 2 anos.

HOW YCL can help your career?

Interested in boosting your career in climate change? YCL is here for you to help you with that!  

WhatsApp Image 2019-06-01 at 21.14.31.jpeg

join the ycl course!

With 98% approval, the YCL Course is a 2-month training course for those looking to have a general notion of the climate career, conducted in portuguese.

AEnB2UpDjeFHmTuM3SCZofJU6FadLg0BUyi6Y7smI9taEG4jipc8zohj4feJKChZl1lAT8PvXDZs-dw1NZ6prI__j4

join the ycl network!

Portuguese speakers: subscribe to our network to gain access to our platform and join our network, an ecosystem of networking,  vacancies, and exclusive benefits.

Desenvolvedores do sexo feminino

be mentored by a ycl climate expert!

Tailor made sessions for young professionals to meet a climate expert, to seek advice, new perspectives, and to develop a career plan.

bottom of page