top of page

Webinar | Carreiras & Clima


Em março de 2020 o YCL realizou um Webinar junto ao ICLEI América do Sul abordando o tema Carreiras do Clima: 5 habilidades para desenvolver na carreira climática. As cinco competências discutidas foram:

#1 Criatividade e Inovação: questões climáticas são muito complexas e necessitam de olhares diversos e mentes criativas para serem solucionadas de forma mais eficaz e potente.

#2 Ser multidisciplinar: por ser complexo, o clima precisa ser discutido por diversas perspectivas, envolvendo diferentes áreas do conhecimento e setores da economia. A pauta climática só é verdadeiramente bem desenvolvida quando é feita de forma colaborativa, e para entender uma discussão com tantos olhares distintos é necessário ser multidisciplinar.

#3 Espírito Pesquisador: muitas informações novas sobre o clima surgem diariamente, portanto é necessário ter um olhar crítico sobre esses dados, para interpretar o que de fato está ocorrendo e produzir conteúdos de qualidade, para propagar o que é realmente verídico.

#4 Comunicação: A forma de comunicar-se com o público depende estritamente do público em questão, então saber adaptar a fala sobre o clima para ser capaz de articular o tema com diversas pessoas e culturas é essencial, além de ser resiliente para sempre levar esse discurso.

#5 Liderança: Esse termo aqui significa a capacidade de ser a melhor versão de si mesmo, ter o famoso “brilho no olho” para trazer soluções locais verdadeiramente adequadas para a comunidade e de encontrar recursos, como inciativa e colaboração, que levem à realização de projetos.

#6 (Bônus) Diplomacia: relacionada a capacidade em conduzir relações interpessoais, saber persuadir as pessoas a seguirem determinado caminho e ser capaz de solucionar conflitos. Sendo essa uma habilidade que pode e deve ser exercida por qualquer cidadão no contexto climático.

O YCL oferta seu curso YCL Brasil: Liderança climática para o século XXI desenvolvendo todas as habilidades comentadas através da sua metodologia que envolve: palestras com especialistas na área climática, atividades de autoconhecimento em imersão ao final do curso, networking através da rede YCL, mentoria individual e criação de um plano de ação para começar a atuar no agora!

A crise climática é uma oportunidade para emergir uma nova realidade e você pode (e deve) fazer parte disso!

Você pode acompanhar o Webinar completo aqui.

Escrito por:

Teresa Xavier, graduanda em Engenharia Ambiental, fellow e voluntária no YCL. Foi intercambista na Universidad Nacional de Asunción (UNA), aluna pesquisadora da FAPESP na área de microbiologia ambiental e participou do Movimento Empresa Júnior por mais de 2 anos.

HOW YCL can help your career?

Interested in boosting your career in climate change? YCL is here for you to help you with that!  

WhatsApp Image 2019-06-01 at 21.14.31.jpeg

join the ycl course!

With 98% approval, the YCL Course is a 2-month training course for those looking to have a general notion of the climate career, conducted in portuguese.

AEnB2UpDjeFHmTuM3SCZofJU6FadLg0BUyi6Y7smI9taEG4jipc8zohj4feJKChZl1lAT8PvXDZs-dw1NZ6prI__j4

join the ycl network!

Portuguese speakers: subscribe to our network to gain access to our platform and join our network, an ecosystem of networking,  vacancies, and exclusive benefits.

Desenvolvedores do sexo feminino

be mentored by a ycl climate expert!

Tailor made sessions for young professionals to meet a climate expert, to seek advice, new perspectives, and to develop a career plan.

bottom of page