top of page

Comunicando a crise climática

Updated: Nov 8, 2021

AULA #16 | Diário de Bordo Curso YCL 2021.2

Passamos todos os dias por diferentes fluxos de informações relacionados às mudanças climáticas, mas de fato nos atentamos à elas? Com a rapidez do mundo estamos cada vez mais desfocados do que ocorre ao nosso redor, por isso, comunicações eficazes, criativas e efetivas são traçadas com o máximo cuidado, dentro dessa lógica do consumo.

Com base no contexto apresentado, Paulina Chamorro, nossa palestrante da aula sobre comunicação da crise climática, que atua como colunista na National Geographic, além de ser atuante em outros projetos como a Liga das mulheres pelos Oceanos, nos alertou que devemos estar atentos para quem estamos nos comunicando, tomando por base a realidade da população brasileira ou dos lugares que habitamos, devemos buscar uma construção textual e visual eficiente para não excluir aqueles que não tiveram acesso a uma educação de qualidade, junto com as estratégias do novo fluxo de informações.


A introdução de novas ferramentas como o podcast, os vídeos nas mídias sociais, entre outros, podem ser importantes aliados na hora de entregar um conteúdo mais complexo ou diferenciado com equidade, das crianças aos mais velhos, todes hoje precisam compreender sobre as alterações no clima. As parcerias também são sempre muito bem-vindas!


Em um segundo momento do encontro tivemos o prazer de conversar com o Matthew Shirts criador da plataforma de conteúdo climático Fervura no Clima e colaborador de outros projetos com a National Geographic. Ele nos conduziu por um papo sobre a necessidade da provocação por meio da inspiração e da utilização de ideias criativas, com a incrementação do pop, do humor, de tudo que possa dar visibilidade para o que estamos falando.


No mundo atual precisamos nos reinventar todas as horas para conseguir o que necessitamos, porém não temos como modificar algumas coisas como o meio ambiente, lutar de todas as formas para preservá-lo deve ser nossa principal função, afinal todes nós dependemos dele!


AUTORES:

 




HOW YCL can help your career?

Interested in boosting your career in climate change? YCL is here for you to help you with that!  

WhatsApp Image 2019-06-01 at 21.14.31.jpeg

join the ycl course!

With 98% approval, the YCL Course is a 2-month training course for those looking to have a general notion of the climate career, conducted in portuguese.

AEnB2UpDjeFHmTuM3SCZofJU6FadLg0BUyi6Y7smI9taEG4jipc8zohj4feJKChZl1lAT8PvXDZs-dw1NZ6prI__j4

join the ycl network!

Portuguese speakers: subscribe to our network to gain access to our platform and join our network, an ecosystem of networking,  vacancies, and exclusive benefits.

Desenvolvedores do sexo feminino

be mentored by a ycl climate expert!

Tailor made sessions for young professionals to meet a climate expert, to seek advice, new perspectives, and to develop a career plan.

bottom of page