top of page

Aula de abertura

Updated: Nov 1, 2021

AULA #1 | Diário de Bordo Curso YCL 2021.2

Vocês já pensaram sobre o ato de começar algo? Muitas vezes, fazemos coisas automaticamente e só nos damos conta quando já terminamos a atividade. Mas, se em um momento dessa trajetória realmente prestarmos atenção, vamos perceber o que nos motivou a estar naquele local e principalmente a razão de termos optado por aquela atividade específica.


Entre as mais de 100 pessoas que decidiram embarcar em uma jornada de aprendizado, em busca de um melhor entendimento sobre as mudanças climáticas, ao lado do Youth Climate Leaders (YCL), nesse segundo semestre de 2021, poderemos notar diferentes perfis que se contrapõem e se complementam.


A diversidade de corpos, gêneros e identidades ativos em um sala online, num dia de Sábado durante três horas, para discutir suas vivências e relatos em torno da causa ambiental, transmite uma mensagem poderosa de que o aquecimento global e as ações humanas estão desequilibrando diferentes realidades e aspectos de vida dos mais diferentes seres vivos.


Então, em um chamado para a consciência e o presente, Juliana Russar e toda a equipe YCL, nos convocaram na primeira aula do curso para uma revisão do que teríamos de conteúdo ao longo dos meses de Setembro e Outubro e quais acordos seriam necessários para a nossa boa convivência coletiva. Um aperto de mão para o “começar”, para olharmos o que éramos naquele momento e nos atentarmos em que ponto estaríamos no final, se decidíssemos mergulhar nisso.


Entre constantes avisos e depoimentos de ex-alunos (Fellows YCL) que se prontificaram a nos passar uma mensagem, um texto em específico ficou fixo em nossa mente: “As aulas serão gravadas!”. A frase repetida de forma descontraída ao longo da reunião tinha o propósito de lembrar que podemos seguir nosso próprio ritmo, um sinal de respeito aos diferentes fusos horários, mas acima de tudo um convite para o não-automatismo da vida, porque na questão ambiental precisamos estar atentos, é necessário estar presente, enxergar, sentir, tocar e a partir daí refletir sobre o que podemos fazer, com conhecimento e boa vontade.


Nosso primeiro encontro enquanto grupo da mais nova turma do curso YCL, foi engraçado, sério, filosófico e humano. Ainda não podemos nos abraçar pessoalmente, porém, entre risadas, nos confortamos e saímos com a sensação de querer viver aquele momento várias e várias vezes, então, por que não? Afinal, as aulas são gravadas!





5 views

HOW YCL can help your career?

Interested in boosting your career in climate change? YCL is here for you to help you with that!  

WhatsApp Image 2019-06-01 at 21.14.31.jpeg

join the ycl course!

With 98% approval, the YCL Course is a 2-month training course for those looking to have a general notion of the climate career, conducted in portuguese.

AEnB2UpDjeFHmTuM3SCZofJU6FadLg0BUyi6Y7smI9taEG4jipc8zohj4feJKChZl1lAT8PvXDZs-dw1NZ6prI__j4

join the ycl network!

Portuguese speakers: subscribe to our network to gain access to our platform and join our network, an ecosystem of networking,  vacancies, and exclusive benefits.

Desenvolvedores do sexo feminino

be mentored by a ycl climate expert!

Tailor made sessions for young professionals to meet a climate expert, to seek advice, new perspectives, and to develop a career plan.

bottom of page