Diário de Bordo Aula #5 | Curso YCL 2020.2: Negociações Climáticas


Quinta, 08 de Outubro de 2020:

No início da aula, Caroline propôs uma dinâmica com os alunos, para que se dividissem em grupos e simulassem uma negociação internacional sobre mudanças climáticas, incorporando o papel de representantes de países ricos e pobres. A ideia era de que os alunos chegassem, nesta discussão, a um consenso para um plano de ação climática. Com isso, os alunos puderam compreender um pouco da dificuldade das negociações e dos delicados pontos e interesses que estão em jogo.

Caroline iniciou a parte expositiva da aula explicando como se iniciou o processo de formação de tratados internacionais que regulamentam a questão das mudanças climáticas. O primeiro deles foi a Convenção-Quadro das Nações Unidas para as Mudanças Climáticas (UNFCCC, na sigla em inglês). Sobre este tratado, a palestrante destacou o princípio da precaução e o da equidade intergeracional. Além disso, explicou que, para a UNFCCC, o mundo foi dividido em dois grandes grupos de países: os desenvolvidos e os em desenvolvimento. Essa divisão é importante, porque foi utilizada como base da diferenciação das obrigações entre os países.

Na sequência, outros importantes tratados foram firmados sobre o tema, como o Protocolo de Kyoto. Este tratado foi relevante, por ser o primeiro a quantificar as obrigações de mitigação dos países desenvolvidos e por criar um mercado internacional de carbono. O Acordo de Paris, atualmente o principal tratado internacional sobre o tema, representou importantes avanços em relação aos seus antecessores, por deixar de lado a forma binária como os países eram divididos, entre ricos e pobres.

Além disso, Caroline explicou como funciona a dinâmica de uma negociação internacional no âmbito das COP, a partir de sua experiência nessas reuniões.


Sobre a palestrante:

Caroline Dihl Prolo é advogada head da área Ambiental do escritório Stocche Forbes. Consultora do think-tank britânico IIED - International Institute for Environment and Development, que assessora países vulneráveis nas negociações da UNFCCC. Mestre em direito ambiental pela University College London. Fundadora da LACLIMA.


WANT TO BE A PART OF THE YCL NETWORK?

Interested in joining this dynamic global ecosystem? YCL is interested in hearing from you!  

  • By applying for one of our learning journeys

  • And help the YCL Network expand its reach

  • The day of the climate professional

  • And meet our YCL members and partners

Support youth leadership

in climate action

We are a global youth leadership network catalyzing climate professionals

  • YouTube
  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn

LET'S CHAT!

If you have any question, please drop us a message.