top of page

Diário de Bordo Aula #1 | Curso YCL 2020.2: Introdução do curso& Autoconhecimento



Sábado, 26 de setembro de 2020:

Aula de Abertura (Parte 1): Introdução do Curso e do YCL

Aula inaugural do curso YCL deste semestre iniciou com uma dinâmica de prática de visualização proposta por Mari Mangieri, professora de Ioga e uma das alunas desta edição do curso.


Após breve apresentação do time YCL, Juliana Russar exibiu um infográfico com o perfil dos participantes desta edição. Destaca-se os fatos de que 71% dos alunos são mulheres e do oferecimento de 34 bolsas nesta edição. Além disso, a maioria dos alunos é da área das humanidades, seguido das áreas de exatas e biológicas. Trata-se de uma turma extremamente diversa, quantos aos campos de conhecimento!


Na sequência, Cassia Moraes, uma das fundadoras do YCL, contou a trajetória da iniciativa até mais esta edição do curso. Cassia falou sobre os três pilares utilizados para acelerar carreiras no clima: (i) jornadas de aprendizagem sobre mudanças climáticas na teoria e na prática, para promover o engajamento em projetos concretos ao lado de jovens líderes; (ii) Rede Global YCL, formada por pelos fellows, facilitadores dos cursos, organizações parceiras e mentores que oferecem diferentes formas de orientação de carreira e de gestão de projetos; (iii) oportunidades concretas, a partir do acesso a eventos exclusivos, participação de delegações globais e da divulgação e orientação para oportunidades profissionais na área de mudanças climáticas.


Cassia destacou ainda o Dia do Profissional do Clima (DPC), evento global organizado anualmente pelo YCL, que ocorrerá no dia 24/11, para celebrar todas as pessoas que trabalham diariamente no combate à crise climática, divulgando suas iniciativas e inspirando mais jovens a se dedicarem à promoção de um mundo mais justo e sustentável. No DPC haverá a transmissão on-line de uma programação de 24 horas de duração sobre carreiras climáticas.


Após a fala da Cassia, Clarissa Canova falou sobre os hubs, iniciativa que pretende espalhar o YCL por várias cidades em todo o mundo, ao aproximar-se de parceiros e promover a mobilização para projetos inovadores para o clima


Quanto à estrutura do curso, Juliana apresentou todos os temas que serão abordados ao longo das próximas 7 semanas e as ferramentas que estão disponíveis aos alunos.


Estamos empolgados! Será uma grande jornada de troca, aprendizado e crescimento!


Domingo, 27 de setembro de 2020:

O Autoconhecimento como caminho para o propósito - Abordagem sobre o conceito de essência, personalidade, propósito e fundamentos de instrumentos de autoconhecimento


Fabio Moraes apresentou o tema “O autoconhecimento como caminho para o propósito”. No início de sua fala, apresentou os 4 caminhos para o conhecimento: a ciência, as artes, a filosofia e as tradições espirituais. Na sequência propôs uma dinâmica em que os alunos responderam “quais das seguintes frases mexe mais com você?”: a) gostaria de saber se tenho uma origem anterior ao meu nascimento e quem eu fui; b) sinto que vim ao mundo com um propósito e quero muito descobri-lo; c) quero muito saber o que existe no Universo além da nossa existência atual neste planeta; e d) nenhuma das frases mexes comigo, esses assuntos não me interessam. 60% dos alunos responderam ter maior curiosidade sobre o propósito de vida. O resultado demonstrou que, de fato, a descoberta do propósito é o tema de maior interesse, no que se refere ao autoconhecimento.


Continuando sua exposição, Fábio apresentou a diferença entre a Essência e a Personalidade de um indivíduo. A essência é aquilo que é infinito e anterior ao nascimento, que não depende de valores subjetivos e que está relacionada a uma energia essencial, o Amor Universal; ou seja, é algo que nos acompanha em todas as vidas, nas passadas, na atual e nas futuras. Já a personalidade é um instrumento para vivermos cada uma das experiências na Terra, um veículo restrito para vivermos a realidade e que pode desenvolver fortalezas e fraquezas; ou seja, a personalidade refere-se a tudo aquilo que é passageiro e que fica restrito a uma passagem de vida no planeta.


O professor explicou que o exercício do autoconhecimento, nos leva a compreender de que forma se combinam nossa essência e nossa personalidade, levando-nos a reconhecer o nosso propósito. Dessa forma, podemos atuar com efetividade na vida, aproveitando bem as experiências e com aprendizagem ampla para todos os envolvidos.


Na parte seguinte da aula, Fábio propôs exercícios de autoconhecimento aos alunos, com base em quatro instrumentos: as âncoras de carreira, o eneagrama, a numerologia e o caminho quádruplo. Por fim, demonstrou como o resultado destes exercícios podem auxiliar os alunos a mais bem desenvolver competências valorizadas atualmente no mercado, como inteligência contextual, criação de repertórios, mindset digital, inovação colaborativa, inclusão e diversidade, entre outras.


Sobre o palestrante:

Fabio Moraes é educador corporativo e acadêmico, executivo do setor educacional. Criou o Instituto FEBRABAN de Educação – INFI que já capacitou milhares de lideranças do setor financeiro brasileiro. Doutor em Administração pela FEA-USP, pesquisador sobre novos sistemas educacionais, especialista em transdisciplinariedade, como modelo educacional e na construção de conteúdos educacionais que promovam o equilíbrio socioambiental e a busca pelo transcendente no aprendizado.



HOW YCL can help your career?

Interested in boosting your career in climate change? YCL is here for you to help you with that!  

WhatsApp Image 2019-06-01 at 21.14.31.jpeg

join the ycl course!

With 98% approval, the YCL Course is a 2-month training course for those looking to have a general notion of the climate career, conducted in portuguese.

AEnB2UpDjeFHmTuM3SCZofJU6FadLg0BUyi6Y7smI9taEG4jipc8zohj4feJKChZl1lAT8PvXDZs-dw1NZ6prI__j4

join the ycl network!

Portuguese speakers: subscribe to our network to gain access to our platform and join our network, an ecosystem of networking,  vacancies, and exclusive benefits.

Desenvolvedores do sexo feminino

be mentored by a ycl climate expert!

Tailor made sessions for young professionals to meet a climate expert, to seek advice, new perspectives, and to develop a career plan.

bottom of page