top of page

Diário de Bordo Aula #6 | Curso YCL 2020.2:Comunicação e Crise Climática



Luciano Frontelle iniciou sua fala apresentando o Clímax Brasil, um coletivo cuja missão é “tirar as mudanças climáticas do armário e chacoalhar os adolescentes e jovens do Brasil para que entendam o que são as mudanças climáticas e como podem se engajar na temática”. Para tanto, a organização tem focado sua atuação na mobilização, com foco na comunicação sobre a crise climática. Luciano explica que este tipo de comunicação, para ser efetiva, depende da correta escolha sobre o público-alvo e os canais por onde se dará a comunicação. Além disso, a comunicação efetiva deve ter bem definida seus objetivos e a persona, de modo que a linguagem e o tom sejam adequados e chamem a atenção do público-alvo.

Andreia Coutinho trouxe a perspectiva de quem atua com comunicação institucional de entidades que trabalham com foco na mitigação e na adaptação às alterações climáticas. Segundo ela, um dos principais desafios da área é comunicar com clareza, qualidade e engajamento. No caso da comunicação sobre a crise climática no Brasil, a jornalista destacou a importância de contextualizar o tema com outros sensíveis à sociedade brasileira, como as questões envolvendo raça, gênero e outras desigualdades. Andreia reforçou a necessidade de dar espaço a novas vozes e narrativas para agenda climática e de reiventar o técnico e o abstrato na comunicação.

Ana Carolina Amaral completou a aula com a visão de quem trabalha na grande mídia e tem o desafio de comunicar este assunto complexo para a massa. Destacou que os assuntos discutidos na mídia sobre meio ambiente são, de modo geral, os mesmos que eram tratados no começo da década, o que indica que a comunicação tem falhado em algum aspecto. Segundo ela, a maior contribuição de um jornalista que atua nesta área é ultrapassar a mera transferência de informação oficial para o público e chegar naquela informação que fica nas sombras, que é obtida nos bastidores. Destacou, ainda, que a imprensa convencional de grande alcance, embora tenha menos espaço para criatividade na forma de comunicar, é potente por causar repercussões que podem interferir no cenário político nacional.

Sobre os palestrantes:

Luciano Frontelle é diretor executivo na Plant-for-the-Planet Brasil e co-fundador do coletivo Clímax Brasil. Tem como propósito construir pontes entre realidades e desafios locais com perspectivas e diálogos globais e, nesse sentido, acompanha a formulação e implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas desde 2012. Foi convidado e/ou selecionado para conferências sobre esse processo na Indonésia, Bélgica, Sri Lanka, Peru, Estados Unidos, França, Marrocos e Alemanha. Em 2016 foi destaque na edição de aniversário da revista época como um dos 30 jovens abaixo de 30 envolvido em ações que vão mudar o país


Andreia Coutinho é graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela PUC-Rio e mestra em Relações Étnico-Raciais pelo CEFET/RJ. Atualmente, faz um curso de especialização em Cidades, Políticas Urbanas e Movimentos Sociais no IPPUR/UFRJ. Faz parte do conselho da Rede Narrativas, um movimento de profissionais de comunicação de causas que atua nas organizações da sociedade civil, a partir da difusão de conhecimento e promoção de espaços de debate para a transformação social. Também integra o conselho de governança da Casa Fluminense, que é um espaço permanente para a construção coletiva de políticas e ações públicas por um Rio de Janeiro mais justo, democrático e sustentável. Entre seus principais temas de interesse e paixão estão: justiça climática, cidade, cultura, religião, literatura, educação e desigualdades raciais. Trabalhou como coordenadora de comunicação no Instituto Clima e Sociedade (iCS) por dois anos, sendo responsável por intermediar o relacionamento da organização com a mídia, cobertura de eventos, produção de conteúdo, gerenciamento de todas as redes sociais e materiais institucionais. Hoje, lidera as ações de comunicação e mobilização no eixo de justiça climática do programa Prioridade Absoluta, no Instituto Alana.


Ana Carolina Amaral é repórter de meio ambiente no jornal Folha de S. Paulo, onde assina o blog Ambiência, e ocupa a secretaria-executiva da Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental. Jornalista formada pela Unesp e mestra em Ciências Holísticas pelo Schumacher College, cobre as conferências de clima da ONU desde o Acordo de Paris. Atua com questões ambientais e de sustentabilidade desde 2001. Escreveu os livros Pelos Caminhos do Rio Paraná (editora Horizonte Geográfico) e "Protegendo o meio ambiente" (editora Hedra). Colaborou para veículos como Envolverde, Superinteressante, Carta Capital, Época e Globo News. Criou videorreportagens para engajamento público na Câmara Municipal de São Paulo e também o site jornalístico Mulher e Sustentabilidade. Foi repórter na TV Brasil, tendo participado de produções premiadas –incluindo menção honrosa no prêmio Vladimir Herzog em 2012.



HOW YCL can help your career?

Interested in boosting your career in climate change? YCL is here for you to help you with that!  

WhatsApp Image 2019-06-01 at 21.14.31.jpeg

join the ycl course!

With 98% approval, the YCL Course is a 2-month training course for those looking to have a general notion of the climate career, conducted in portuguese.

AEnB2UpDjeFHmTuM3SCZofJU6FadLg0BUyi6Y7smI9taEG4jipc8zohj4feJKChZl1lAT8PvXDZs-dw1NZ6prI__j4

join the ycl network!

Portuguese speakers: subscribe to our network to gain access to our platform and join our network, an ecosystem of networking,  vacancies, and exclusive benefits.

Desenvolvedores do sexo feminino

be mentored by a ycl climate expert!

Tailor made sessions for young professionals to meet a climate expert, to seek advice, new perspectives, and to develop a career plan.

bottom of page