top of page

Economia das Mudanças Climáticas

Updated: Nov 1, 2021

AULA #6 | Diário de Bordo Curso YCL 2021.2

Como podemos começar esse texto? Nós tivemos em três horas de aula tantos questionamentos que talvez fosse necessário algumas semanas para processar tudo... Quando entramos na sala, para nosso sexto encontro com o tema “Economia das Mudanças Climáticas", estávamos um pouco receosos, pelo menos nosso grupo de humanas não sabia muito bem que terreno iria adentrar naquela noite!


Deixada às apreensões de lado, a aula do Bruno Cunha, o palestrante convidado, foi sem sombra de dúvidas didática e esclarecedora. Entre algumas coisas que internalizamos está: 1. As Leis que governam a Economia buscaram remover aspectos políticos e legais; 2. A Economia não consegue representar exatamente o mundo real; 3. Nosso desenvolvimento econômico trabalha com recursos escassos e necessidades ilimitadas.

Entre debates, ficou claro que em uma situação ideal teríamos um equilíbrio entre o mercado e o bem-estar social, mas que isso, na prática, não ocorre e que as variações de bem-estar não são compensadas, por exemplo, no preço da gasolina não está incluso toda a poluição que enfrentamos diariamente.


Apesar de ter sido uma aula densa sobre aspectos econômicos relacionados ao meio ambiente, não deixamos em nenhum momento de trazer pontos críticos sobre o que nos era apresentado e, talvez, o grande dilema da noite tenha sido de um ativo que todes nós precisamos para sobreviver, no caso, a “água”... Afinal ela é um bem público ou privado? Se ficou em dúvida não deixe de conferir essa aula, porque fatores econômicos e meio ambiente se cruzam nas situações mais inimagináveis.





4 views

HOW YCL can help your career?

Interested in boosting your career in climate change? YCL is here for you to help you with that!  

WhatsApp Image 2019-06-01 at 21.14.31.jpeg

join the ycl course!

With 98% approval, the YCL Course is a 2-month training course for those looking to have a general notion of the climate career, conducted in portuguese.

AEnB2UpDjeFHmTuM3SCZofJU6FadLg0BUyi6Y7smI9taEG4jipc8zohj4feJKChZl1lAT8PvXDZs-dw1NZ6prI__j4

join the ycl network!

Portuguese speakers: subscribe to our network to gain access to our platform and join our network, an ecosystem of networking,  vacancies, and exclusive benefits.

Desenvolvedores do sexo feminino

be mentored by a ycl climate expert!

Tailor made sessions for young professionals to meet a climate expert, to seek advice, new perspectives, and to develop a career plan.

bottom of page