Ex-Ministros do meio ambiente se reúnem em encontro inédito

Por Debora Andrade - Participante do YCL Brasil 19



Em 08 de maio de 2019, ocorreu o 1º Encontro de Ex-Ministros de Estado do Meio Ambiente, sediado pelo Instituto de Estudos Avançados da USP. Compuseram a mesa os seguintes ex-ministros: Rubens Ricupero, Gustavo Krause, José Sarney Filho, José Carlos Carvalho, Marina Silva, Carlos Minc, Izabella Teixeira e Edson Duarte, que representam mais de 30 anos da história evolutiva de desenvolvimento de políticas ambientais no Brasil.


Isso mostra que, apesar de suas ideologias diversas e de terem atuado em diferentes momentos da república democrática brasileira, essas ilustres figuras decidem unir forças, num momento de fragilidade na proteção do meio ambiente, da biodiversidade brasileira e dos povos indígenas tradicionais, para apresentar um manifesto destacando suas preocupações com relação às ações do atual governo – em especial, no Ministério do Meio Ambiente -, bem como para chamar a sociedade e o setor empresarial a se mobilizar e fortalecer a resistência contra o que chamaram de ''desmonte da políticas ambientais''.


No discurso de abertura, o ex-ministro Rubens Ricupero apresentou o panorama geral que motivou esta reunião, salientando que “assistimos com tristeza esse momento da vida

brasileira. Nunca pensamos que pudéssemos testemunhar um esforço tão malévolo, tão

continuado, tão destrutivo em relação a tudo aquilo que o Brasil vem construindo há muito tempo. E isso nós podemos constatar no esvaziamento sistemático do Ministério do Meio Ambiente, que foi preservado de forma puramente formal, mas foi esvaziado de seu conteúdo, com a transferência de todas as suas principais funções a outras instâncias decisórias”.


Diante das exposições dos ex-ministros e do conteúdo do Comunicado divulgado ao público, podemos ver um forte movimento de resistência às últimas ações do atual governo, as quais contrariam marcos regulatórios e colocam em risco, não apenas a credibilidade e a imagem do Brasil no cenário internacional, mas também nosso potencial de desenvolvimento econômico. Biomas nacionais - alguns existentes apenas em nosso território - também estão em risco, comprometendo o clima mundial e o futuro desta e das próximas gerações.


No evento, renomadas figuras na área ambiental, de governos de diferentes partidos e

orientações políticas, deram ''grito de alerta'' para a sociedade brasileira se mobilizar para conter ações que possam prejudicar, talvez de forma irreversível, nosso meio ambiente, desenvolvimento e qualidade de vida.


Essa é uma luta pela continuidade de um legado construído por diferentes gerações e atores políticos. E você, qual legado quer deixar para o Brasil e o mundo?

0 views

We are a global youth leadership network catalyzing climate careers and actions

  • YouTube
  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn

LET'S CHAT!

If you have any question, please drop us a message.