top of page

Hub YCL Amazonas promove webinar sobre Ciência e Arte

Escrito por Ellen Mafra


Você já pensou de que forma a ciência e a arte se relacionam? Afinal, como a arte pode contribuir na conscientização sobre as mudanças climáticas?


No dia 18 de fevereiro, ocorreu o webinar “Ciência e Arte: a crise climática em foco”, promovido pelo Hub YCL Amazonas com o apoio do Fundo Casa Socioambiental. O evento contou com a participação da atriz Estela Silva (Engajamundo) e do multiartista Thiago Cóstackz, (S.O.S Terra).


A mediadora Ellen Mafra, coordenadora do Hub Amazonas, iniciou a conversa abordando o encontro entre ciência e arte ao longo da história, desde a escolha e estudo dos melhores materiais para fazer as pinturas nas paredes das cavernas, o estudo da anatomia humana para pinturas e esculturas, até o surgimento do movimento artístico chamado arte ambiental, em 1960, ligado a perda do contato do homem com a natureza, o crescimento da urbanização e a compreensão das questões ambientais da época.


Povo Potiguara. crédito: Rafatravelbrasil

Thiago relembrou a sua infância em Ceará-Mirim, no Rio Grande do Norte, e como a região e o povo potiguara foram impactados chegada da indústria canavieira, o que motivou a se tornar um ativista ambiental, ainda com 10 anos de idade. Aliado a esse incômodo com o que observava ao seu redor, surgiu seu lado artístico de forma instintiva transformando materiais, se comunicando através do que produzia com suas mãos e com o corpo.


Estela também compartilhou que cresceu numa esfera familiar artística em torno da dança e, posteriormente, ingressou no teatro. Sendo uma criança do subúrbio, sempre se sensibilizou com problemas que observava a sua volta e aos 19 anos, quando foi estudar em Nova York, se deparou com o impacto do desenvolvimento na sociedade principalmente na produção de lixo, motivando-a a iniciar um ativismo mais voltado para pautas ambientais.


E como a arte pode ser usada como ferramenta de conscientização? Para Thiago, a arte não nasce para ser ativista, mas toda arte é política, pois ainda que não seja a intenção do artista, ela torna-se o espelho da sociedade, do tempo e da sua civilização naquele momento. Dessa forma, hoje seria difícil produzir arte ignorando a questões de mudanças climáticas, gênero, inclusão de minorias, a defesa dos povos e suas origens.


Além disso, foi discutido sobre o espaço que a arte vem tomando ao longo dos anos, saindo das galerias e dos museus para tomar conta das ruas através das intervenções urbanas, além das produções audiovisuais que abordam questões ambientais. Sobre isso, Estela aponta que:


A arte não fala com o racional, portanto quando alguém a recebe está mais aberta às informações passadas, atingindo o espectador de forma mais profunda, efetiva e livre de julgamentos.

Por fim, ressaltamos que é papel de todos usar as tecnologias para nos conectar e atingir o maior número de pessoas, ajudando a derrubar as barreiras que impedem a democratização da arte e do artivismo, criando nossos espaços para levantar pautas ambientais e apoiar artistas e produções artísticas que trazem essas mensagens.


Você pode assistir ao webinar “Ciência e Arte: a crise climática em foco” na íntegra aqui:


Antes de ir embora, um recado: Se você acredita na importância de orientar profissionais emergentes do clima, considere fazer uma doação para o YCL, e nos ajude a alcançar o maior número possível de pessoas!

HOW YCL can help your career?

Interested in boosting your career in climate change? YCL is here for you to help you with that!  

WhatsApp Image 2019-06-01 at 21.14.31.jpeg

join the ycl course!

With 98% approval, the YCL Course is a 2-month training course for those looking to have a general notion of the climate career, conducted in portuguese.

AEnB2UpDjeFHmTuM3SCZofJU6FadLg0BUyi6Y7smI9taEG4jipc8zohj4feJKChZl1lAT8PvXDZs-dw1NZ6prI__j4

join the ycl network!

Portuguese speakers: subscribe to our network to gain access to our platform and join our network, an ecosystem of networking,  vacancies, and exclusive benefits.

Desenvolvedores do sexo feminino

be mentored by a ycl climate expert!

Tailor made sessions for young professionals to meet a climate expert, to seek advice, new perspectives, and to develop a career plan.

bottom of page