top of page

Um futuro com muitas possibilidades

Updated: Nov 15, 2021


Depoimento sobre a experiência de participar do curso YCL Brasil 2020

A oportunidade de realizar o curso do Youth Climate Leaders (YCL) e ainda ser gratificado com uma bolsa foi um grande privilégio que tive no ano de 2020. Além de conhecer pessoas fantásticas, tive a oportunidade de aprofundar meus conhecimentos a respeito das questões de mudanças climáticas e, sobretudo, reconhecer o potencial dos jovens de transformação da realidade e do enfrentamento à emergência climática.

O curso iniciou em meio à pandemia do coronavírus no Brasil. Conciliar as tarefas cotidianas com um curso com conteúdo intenso ao mesmo tempo que foi um grande desafio, foi de grande aprendizado. Ao passo que o isolamento social distanciou as pessoas, abriu caminho para que pessoas de pontos distintos do Brasil e do mundo pudessem se encontrar nesse momento tão difícil e trocar experiências para transformar a realidade. Ao alinhar conceitos teóricos sobre mudanças climáticas com metodologias inovadoras de formação de lideranças, focadas no propósito, o curso alavanca o potencial de transformação dos seus participantes.

Além do conteúdo, a troca de experiências foi fantástica, em um primeiro momento achei que seria difícil criar vínculos com os demais bolsistas devido ao isolamento social, mas os facilitadores do curso não mediram esforços para criar ambientes de trocas e possibilitar a criação de vínculos. Todas as palestras além de abordar os aspectos sociais, ambientais e econômicos nas temáticas, despertaram nos alunos o potencial de liderança através do autoconhecimento e da descoberta de seu propósito, preparando-o para atuar pelo clima ou por qualquer outra causa.

Sou grato pelos insights que as palestras e os palestrantes deram na reta final do processo de escrita de minha dissertação de mestrado, onde discuto a questão das mudanças climáticas e a relação com as cidades, grato também aos membros do ICLEI e o suporte que deram no desafio de se construir, coletivamente, uma proposta de certificação de escolas sustentáveis.

Se pudesse resumir a jornada em uma palavra seria IDENTIFICAÇÃO, por muito tempo me vi sozinho lutando causas e fazendo escolhas na contramão da lógica vigente no mercado e na academia, mas quando me deparei com a rede do YCL pude constatar que estou no caminho certo, o caminho de transformação da realidade em que vivemos para melhor, para um mundo mais justo, igualitário e que existe um futuro com muitas possibilidades para todos nós, jovens.

Artigo escrito por:

Thales Tito Borges, YCL fellow, planejador urbano por inspiração e engenheiro ambiental e segurança do trabalho por formação. Com experiência em assessoramento técnico na gestão pública municipal, na área de planejamento urbano e meio ambiente. Pesquisador em Mudanças Climáticas e nos impactos e capacidade de adaptação dos pequenos e médios municípios brasileiros.

HOW YCL can help your career?

Interested in boosting your career in climate change? YCL is here for you to help you with that!  

WhatsApp Image 2019-06-01 at 21.14.31.jpeg

join the ycl course!

With 98% approval, the YCL Course is a 2-month training course for those looking to have a general notion of the climate career, conducted in portuguese.

AEnB2UpDjeFHmTuM3SCZofJU6FadLg0BUyi6Y7smI9taEG4jipc8zohj4feJKChZl1lAT8PvXDZs-dw1NZ6prI__j4

join the ycl network!

Portuguese speakers: subscribe to our network to gain access to our platform and join our network, an ecosystem of networking,  vacancies, and exclusive benefits.

Desenvolvedores do sexo feminino

be mentored by a ycl climate expert!

Tailor made sessions for young professionals to meet a climate expert, to seek advice, new perspectives, and to develop a career plan.

bottom of page